NOVIDADES

» Programa Despoluir - Prefeitura de Rio Preto conclui teste anual de opacidade em frota
https://www.riopreto.sp.gov.br/prefeitura-conclui-teste-anual-de-opacidade-em-frota/
Data: 28/07/2021


 

A Prefeitura de São José do Rio Preto, por meio da Secretaria do Meio Ambiente e Urbanismo, finalizou o teste anual de opacidade em todos os veículos a diesel da frota municipal. O teste de opacidade é a avaliação da fumaça preta, emitida pelos escapamentos dos veículos, em função da intensidade produzida na queima incompleta do combustível. Os dados são obtidos por um equipamento chamado opacímetro. De acordo com o nível da emissão e parâmetros técnicos, verifica-se se o veículo foi ou não aprovado.

Importância
Há doze anos, a administração municipal realiza esse trabalho, bem como a conscientização dos motoristas em parceria com o Setcarp (Sindicato das Empresas de Transporte de Cargas de Rio Preto), responsável pelo projeto “Despoluir”.

Os testes realizados nos veículos da Frota Municipal, fazem parte da Diretiva: Qualidade do Ar, do Programa Município VerdeAzul, além disso, o objetivo da inspeção é de identificar os veículos que estejam desregulados, e, portanto, podendo comprometer a qualidade do ar. Quando são encontrados veículos fora dos parâmetros ideias, estes são encaminhados para a manutenção corretiva.

A avaliação anual da frota municipal em 2021 começou em março, pelos veículos da Secretaria Municipal de Educação e já foi concluida, passando por todas as secretarias e órgãos. Os veículos aprovados recebem o selo de inspecionado.

A principal causa para a emissão de gás poluente se deve a possíveis problemas no filtro de ar, na bomba injetora dos veículos ou no sistema de injeção eletrônica.

Frota
A frota da Prefeitura Municipal possui hoje 953 veículos, sendo que, dessa frota 323 veículos são movidos a diesel, como caminhões, ônibus, micro-ônibus e caminhonetes (exceto máquinas, tratores e equipamentos). A aprovação dos veículos da frota ultrapassou os 70%, os não aprovados ou rejeitados, seguiram para manutenção corretiva.

Segundo dados do IBGE, de 2020, o município de São José do Rio Preto, possuía uma frota de aproximadamente 405.608 veículos e 464.983 habitantes, o que corresponde a aproximadamente a 0,87 veículos por habitantes. Essa ação auxilia na diminuição de emissão de poluentes no município, melhorando a qualidade do ar.